quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Definição de conceitos

Le Parkour
Em português, "a arte do deslocamento". Movimento contemporâneo que corresponde à arte de mover-se de um ponto para o outro da maneira mais rápida e eficiente possível. O traceur (praticante do parkour) usa suas habilidades humanas físicas para superar obstáculos diversos, que podem ser qualquer coisa no ambiente circundante. Os praticantes podem usar quaisquer movimentos para ajudá-los a ganhar a maior vantagem possível de alguém ou em alguma coisa e os obstáculos podem ser galhos, pedras e paredes. Portanto, Le Parkour pode ser praticado tanto em áreas rurais quanto urbanas.



Deriva

Parte do movimento Situacionista, que atuou com grande força na década de 1960. Buscava a constituição de novas territorialidades, que resgatassem as múltiplas formas de nomadismo que as cidades modernas foram progressivamente excluindo. É um estudo das ações do ambiente urbano no que se refere à emoção das pessoas. Partindo de um lugar qualquer, uma pessoa se lança à deriva e se deixa levar pelo meio urbano, por motivações que a façam percorrer um determinado traçado. O espaço a conduzirá por meio das sensações que propicia, sejam elas agradáveis ou desagradáveis e os praticantes formam suas próprias impressões e visões dos lugares.


Flâneur

Termo que vem do francês flâneur. Tem o significado básico de "andarilho" ou "ocioso". Vem do verbo flâner, que significa "passear". O nascimento do Flâneur, ocorrido na modernidade, contrasta com a burguesia que surgiu durante o processo de industrialização. Com o crescimento dos centros urbanos, o ritmo de vida dos habitantes mudou bastante, marcando um tempo corrido e precioso.
O Flâneur, pelo contrário, mostra-se o oposto dessa correria. É uma figura que vaga a pé e sem rumo pelas ruas das cidades, observa cada detalhe e anda tranquilamente sem se inserir no espaço onde percorre. Assim, vai descobrindo a história de cada lugar por onde passa e cria um novo ponto de vista e uma nova percepção da cidade. 

Flashmob


São aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar uma pré-determinada ação inusitada. As pessoas se dispersam tão rapidamente quanto se reúnem, sem oferecer explicações. As reuniões normalmente são combinadas através de e-mails e outras formas de comunicação social. No mundo inteiro, flashmobs vêm ganhando cada vez mais aspectos políticos, deixando de designar apenas uma mudança de rotina ou modificar o meio urbano.
O primeiro flash mob foi planejado via e-mail pelo jornalista Bill Wasik para acontecer em Manhattan. Alguns dos Flash Mobs mais famosos são o Pillow Fight, em que as pessoas combinam hora e local e fazem uma grande guerra de travesseiros; o Subway Party, em que um grupo de pessoas se juntam dentro de um dos vagões dos trens metropolitanos e fazem uma festa com música, dança, presentes; o Zombie Walk, em que as pessoas que se juntam para passar algum tempo caracterizadas como zumbis e agindo como tal; e a Improv Everywhere, que organiza alguns Flash Mobs como o que foi realizado em Nova York e 200 pessoas fingiram estar congeladas por um minuto, gerando uma enorme discussão.

Visita ao Museu de Arte da Pampulha


O Museu de Arte da Pampulha foi projetado em 1942, por Oscar Niemeyer, e foi inaugurado em 1956. Foi projetado para ser um cassino e assim foi até serem proibidos os jogos. É parte do complexo da Pampulha, que prevê cinco edifícios encomendados por Juscelino Kubitscheck, em volta da Lagoa da Pampulha, uma lagoa artificial.


Este edifício é inspirado na 'Villa Savoye' de Le Corbusier, na qual se encontram os 'cinco pontos de Le Corbusier', que são
Construção sobre pilotis: ao tornar todas as construções suspensas, cria-se no ambiente urbano uma perspectiva nova.
Terraço-jardim: com o avanço técnico do concreto-armado, seria possível aproveitar a última laje da edificação como espaço de lazer.
Planta livre da estrutura: a definição dos espaços internos não mais estaria atrelada à concepção estrutural. O uso de sistemas viga-pilar em grelhas ortogonais geraria a flexibilidade necessária para a melhor definição espacial interna possível.
Fachada livre da estrutura: conseqüência do tópico anterior. Os pilares devem ser projetados internamente às construções, criando recuos nas lajes de forma a tornar o projeto das aberturas o mais flexível. Deveriam ser abolidos quaisquer resquícios de ornamentação.
Janela em Fita: localizada a uma certa altura, de um ponto ao outro da fachada, de acordo com a melhor orientação solar.


O jardim é de Burle Marx, feito para acompanhar as curvas do edifício, indicando-nos o caminho a seguir para observá-lo.

A nossa visita foi realizada no dia 22 de agosto.

Croquis




Versão refeita da fotografia

Foto refeita


Na segunda tentativa de edição da foto, procurei utilizar mais efeitos e recursos do Adobe Photoshop CS5, já que a primeira foto modificada ficou bem mais simples. Foi usada várias sobreposições de camadas, efeitos degrades e pincéis variados para poder criar esse efeito multiluminoso na foto.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Fotografia editada no photoshop


Foto original                                                        




Foto modificada


Essa foto é da minha colega Isadora e apesar de ter tido pouco contato com ela, pude perceber que ela é bem vaidosa.
Logo, atraves do photoshop procurei realçar esse quesito editando sua maquiagem de uma forma mais abstrata. Além disso, usei elementos como pequenas estrelinhas para destacar seu sorriso e alegria demostrada.
Como recurso para toda a ediçao utilizei o software Adobe Photoshop CS5.1. Nunca havia o utlizado portanto tive uma certa dificuldade. Nele, utilizei filtros para dar o efeito na foto, modifiquei o contrate, usei a ferramenta pincel para utilizar as cores e dupliquei a camada para que apenas ela tivesse cor e o fundo ficasse preto e branco.